A tarifa indexada de eletricidade é uma opção de tarifário que varia de acordo com os preços do mercado grossista de eletricidade gerido pelo OMIE, operador de mercado elétrico designado, para a gestão do mercado diário de eletricidade na península ibérica. Através deste operador são realizadas as transações de energia elétrica tendo por base a apresentação de ofertas de venda e aquisição de energia elétrica por parte dos agentes do mercado para as 24h do dia seguinte. Cruzando a procura e oferta os preços e volumes transacionadas são estabelecidos de acordo com um algoritmo pré-estabelecido.
Todos os dias do ano, às 12h00, são então realizadas as sessões do mercado diário onde este processo acontece e participam os agentes compradores e vendedores, que são os produtores e comercializadores de energia elétrica. Daqui resulta então o designado “Mercado Spot” cujos valores podem ser consultados diariamente de forma que todos os agentes, incluindo consumidores, possam consultar os valores praticados em Portugal e Espanha.
Seguidamente apresenta-se um valor médio dos custos de energia elétrica (€/MWh), nos diferentes períodos horários ao longo de um dia do ano (19/03/2023):
Figura 1 – Preço do mercado diário entre 18 e 19 de maio de 2023
Deste modo, é possível aos consumidores dos diferentes setores de atividade acompanharem ao longo do dia o intervalo de tempo em que os preços são mais reduzidos, permitindo assim o ajuste dos consumos para os intervalos de menor custo.
Na figura seguinte apresenta-se uma comparação dos preços da energia elétrica no mercado ibérico. No entanto, nem sempre o custo da energia em ambos os mercados (Portugal e Espanha) é igual.
Figura 2 – Preço e volume diário do mercado spot para o dia 19/05/2023
As vantagens da tarifa indexada, são várias, destacando-se:
Conforme apresentado, atualmente, a tarifa indexada representa uma solução vantajosa pois o crescimento da geração de energia renovável (principalmente hídrica) influencia de forma positiva a evolução dos preços, resultando assim numa redução no seu preço ao consumidor, €/kWh.
A informação da produção de eletricidade em Portugal pode ser consultada no Data Hub da REN, no qual podem ser observadas as várias formas de energia utilizadas e onde é possível verificar a forte componente da produção renovável. No entanto, Portugal importa também parte da energia elétrica que consome, o que também influencia o preço praticado.
Comparando o mercado regulado com o mercado livre (aplicando a tarifa indexada), é possível observar que a tarifa indexada é a mais competitiva:
Figura 3 – Comparação entre mercado regulado e tarifa indexado (Relatório 1ºT 2023 Poupa Energia)