Partilhar

A etiqueta energética já está estabelecida como uma ferramenta de excelência para apoio ao consumidor na escolha de produtos eficientes no momento da sua aquisição.

No entanto, a etiqueta energética europeia está limitada a produtos consumidores de energia, como lâmpadas, eletrodomésticos, fornos, etc., deixando de fora outros produtos que também têm um impacto indireto no consumo de energia numa habitação.

A etiquetagem energética CLASSE+ é uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia, especialmente destinada aos componentes dos edifícios que não possuem etiqueta energética europeia, como as janelas, os isolamentos, as tintas e os elevadores. As empresas fabricantes podem assim, de forma voluntária, classificar estes produtos numa escala energética semelhante à dos eletrodomésticos. Este processo é acompanhado pela formação dos técnicos instaladores com reconhecimento pela CERTIF – Associação para a Certificação.

O primeiro produto classificado segundo este sistema foram as janelas. Na prática, uma janela com etiqueta CLASSE+ é um produto cujo desempenho energético foi devidamente classificado numa escala de A+ a F, para além de indicar o nível de conforto que a janela pode proporcionar.

Janelas mais eficientes significam maior poupança energética, melhor insonorização acústica e maior isolamento térmico. Por isso, a escolha certa tem muita importância em pequenas intervenções, reabilitações ou obras de melhoria em edifícios existentes.

A escolha por janelas eficientes

A substituição de uma janela vulgar, de vidro simples e sem corte térmico, por uma janela com etiqueta CLASSE+ com classificação “A+” pode significar uma redução de, pelo menos, 55% nas perdas de energia associadas a esse elemento. Dependendo da quantidade, dimensões e caraterísticas das janelas no imóvel, bem como da forma e frequência com que climatiza a sua casa, assim variará a quantidade de eletricidade, gás ou outro combustível que irá poupar e o impacto positivo que isso terá na sua fatura energética mensal.

Ao utilizar a informação disponibilizada pela etiqueta energética CLASSE+ para a escolha de janelas eficientes fica a conhecer e pode comparar, de forma clara e simples, o desempenho energético, térmico e acústico de janelas, e desse modo selecionar a janela eficiente que lhe pode dar melhor conforto à habitação.

Ao solicitar propostas às empresas deve exigir que lhe apresentem orçamentos com a simulação da etiqueta energética CLASSE+, de modo a poder comparar as várias propostas. No final da obra, deve sempre confirmar que lhe entregam as etiquetas energéticas das janelas instaladas e que a classe energética está de acordo com aquilo que lhe foi proposto e acordado entre as partes.

Benefícios de escolher janelas eficientes

Usar a etiqueta energética CLASSE+ como referência para a escolha de janelas eficientes pode trazer-lhe diferentes benefícios, entre os quais a redução da fatura energética, pois gastará menos energia para manter a sua casa confortável. A isso acrescentam benefícios de saúde associados à melhoria do conforto térmico da habitação, bem como uma valorização do próprio imóvel. Tudo junto e no final, são muitos euros na carteira que ajudam a compensar o investimento feito em janelas mais eficientes.
De uma forma simples, pode-se considerar que ao ter uma casa mais eficiente e confortável (janelas eficientes CLASSE+, paredes e coberturas bem isoladas), uma família portuguesa típica pode poupar entre 250€ e 1000€ por ano se optar por soluções eficientes para a envolvente da sua casa.

Classe A+|Classe A|Classe B|Classe C|Classe D|Classe E|Classe F

Procurar empresas CLASSE+

As principais empresas no mercado já aderiram ao CLASSE+ e podem ser encontradas no diretório disponível no portal.

Também pode encontrar no CLASSE+ uma listagem de profissionais certificados como Instaladores de Janelas Eficientes pela CERTIF que têm experiencia e formação para assegurar que a instalação da janela lhe permite obter o máximo da eficiência energética e conforto que a solução lhe pode proporcionar.

Financiamento de mudança de janelas

Existem diversos incentivos disponíveis atualmente ou de forma recorrente que lhe permitem apoiar a troca de janelas e onde a utilização da etiqueta energética CLASSE+ como comprovativo da eficiente da janela é um requisito obrigatório. Nesses incentivos é também valorizado ou sugerido que a instalação das janelas seja feita por um profissional “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+” certificado pela CERTIF – Associação para a Certificação.

Um desses incentivos é o programa Casa Eficiente 2020 que disponibiliza empréstimos em condições favoráveis a operações que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos edifícios de habitação particular, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica. A intervenção na envolvente envidraçada é uma das operações elegíveis, devendo a eficiência energética das janelas instaladas evidenciada pela apresentação da etiqueta energética.

Outro exemplo é o Fundo de Eficiência Energética (FEE), que proporciona apoio a fundo perdido à instalação de janelas eficientes com etiqueta energética CLASSE+. Neste sistema de incentivo são valorizadas as candidaturas que cuja obra seja realizada com  participação de instalador  de janelas eficientes CLASSE+ reconhecido pela CERTIF.

 

No portal CLASSE+ pode obter mais informações sobre etiqueta energética, bem como informações sobre janelas eficientes no guia relativo às Janelas Eficientes disponibilizado pela ADENE na coleção “10 SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA” para edifícios.

Consulte também a nossa dica sobre Janelas Eficientes.