Mobilidade elétrica

Uma alternativa ENERGÉTICA eficiente

O FUTURO DA MOBILIDADE

CONTRIBUA PARA UMA MOBILIDADE LIMPA, COM ZERO EMISSÕES. PROMOVA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO TRANSPORTE

Os utilizadores de veículos elétricos podem carregar os seus veículos em vários locais: em casa, ou utilizando postos de carregamento de acesso público e em espaços como parques de estacionamento, centros comerciais ou áreas de serviço.

COMO FUNCIONA A MOBILIDADE ELÉTRICA

Informação útil para adquirir um veículo elétrico

Aquisição de
um veículo elétrico

Atualmente já existem diversas marcas que comercializam veículos elétricos, com modelos que oferecem autonomias maiores e permitem fazer viagens de maior duração. Experimente o nosso simulador de mobilidade e confira as vantagens do veículo elétrico.

Group

Simulador de Mobilidade

Compare uma viagem de um veículo elétrico com um de combustão interna. Utilize o simulador disponível no CINERGIA – Centro de Informação para a Energia (cinergia.pt)

Carregamento

Para além de poder carregar em casa, pode carregar o veículo elétrico em todos os postos da Rede MOBIE.E, escolhendo entre carregar nos postos de carregamento normal ou rápido. Dependendo do modo de carregamento que escolher, a duração pode variar entre 1 hora a 12 horas.

VANTAGENS DA MOBILIDADE ELÉTRICA

Manutenção

Custos reduzidos, pois existem menos componentes objeto de substituição ou limpeza. Revisões de 50 em 50 mil quilómetros (verifique com o fabricante). Estas são algumas das vantagens associadas aos veículos elétricos.

Benefícios Fiscais

Isenção do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto único de Circulação (IUC) para veículos 100% elétricos (BEV) e redução de ISV para 25% para híbridos plug-in (PHEV). Em alguns municípios de Portugal o estacionamento para veículos elétricos é gratuito.

Emissões Zero

Um veículo elétrico tem a vantagem de não emitir gases com efeito de estufa, melhorando assim o ambiente e contribuindo para a sustentabilidade dos recursos.

CARREGAMENTO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO

Informação útil para que possa carregar o seu veículo de forma mais eficiente

4 PASSOS IMPORTANTES PARA CARREGAR O SEU VEÍCULO

ic-tomada

Pode carregar o seu veículo diretamente à tomada ou em alternativa a uma Wall box que poderá pedir a um dos vários CEME disponíveis;

ic-potencia-mob-eletrica

Encontre um posto de carregamento. Não se esqueça de verificar se permite carregamento rápido e se dispõe do seu tipo de tomada.

ic-habitacao-outro

Ao dirigir-se ao posto de carregamento, identifique-se com o cartão ou através de uma App parq que o carregamento seja faturado pelo seu CEME ao preço que contratou que acrescerá o custo de utilização do posto de carregamento.  Ligue a tomada ao carro, para iniciar o carregamento.

ic-comercializadores-mob-eletrica

O seu veículo está a carregar. A autonomia depende do tempo de carga  e do tipo de carregador utilizado (normal ou rápido).

CONSULTE OS TARIFÁRIOS DOS COMERCIALIZADORES DE MERCADO LIVRE QUE CONTEMPLAM A MOBILIDADE ELÉTRICA

Os comercializadores de eletricidade em regime de mercado já disponibilizam ofertas que contemplam a mobilidade elétrica, aliando o carregamento em casa com o carregamento na estrada, por exemplo em postos de carregamento rápido.

COMERCIALIZADORES

LISTA DE COMERCIALIZADORES QUE INCLUEM BENEFÍCIOS PARA MOBILIDADE

COMO CARREGAR UM VEÍCULO ELÉTRICO

Carregar um veículo elétrico é simples e prático

Escolha e estabeleça um contrato com um comercializador de mobilidade elétrica (CEME), e irá receber, em casa, o cartão para que possa carregar o seu veículo elétrico

Encontre um posto de carregamento. Não se esqueça de verificar se permite carregamento rápido e se dispõe do seu tipo de tomada.

Ao dirigir-se ao posto de carregamento, identifique-se com o cartão ou através de uma App parq que o carregamento seja faturado pelo seu CEME ao preço que contratou que acrescerá o custo de utilização do posto de carregamento.  Ligue a tomada ao carro, para iniciar o carregamento.

O seu veículo está a carregar. A autonomia depende do tempo de carga  e do tipo de carregador utilizado (normal ou rápido).

Quanto tiver a carga pretendida, passe o cartão no posto de carregamento para terminar o carregamento e depois retire a a ficha do veículo.

Onde carregar

consulte no mapa a rede de postos de carregamento

A Rede MOBI.E já se encontra em mais de 50 Municípios de Portugal. Consulte o mapa de postos MOBI.E para encontrar um posto de carregamento e aferir a sua disponibilidade.

COMERCIALIZADORES

LISTA DOS COMERCIALIZADORES DE ELETRICIDADE PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA (CEME)

Posto de carregamento normal
Carregamento através da Wallbox
Carregamento rápido

Como carregar?

Encontram-se disponíveis 4 modos de carregamento. Modo 1 com uma conexão direta a uma tomada elétrica, sendo o mais lento. O Modo 2 através da instalação de uma adaptador eletrónico evitando assim a ligação direta à tomada e otimizando a capacidade das baterias. O Modo 3 através da instalação de uma wallbox, fornecida pelos CEME. E ainda existe o Modo 4 para corrente contínua e carregamento rápidos.

Conector do Tipo 1 ou SAE J1772
Conector do Tipo 2 ou Mennekes
Conector CHAdeMO
Conector CSS
Conector do Tipo 2 ou Mennekes

CONECTORES

Existem 5 tipos de conectores:
Para corrente alterna (AC)
• Conector do Tipo 1 ou SAE J1772
• Conector do Tipo 2 ou Mennekes (mais usual e fornecido com a viatura)
• Conector do Tipo 3 ou Scame
Para corrente contínua (DC)
• Conector CHAdeMO
• Conector CSS

Carregamento num posto normal

TEMPO DE CARREGAMENTO

Dependem do modo de carregamento e da capacidade da bateria. Tomemos como exemplo uma bateria de 40 kWh. No caso do modo 1, numa tomada convencional, pode demorar até 12 horas, dependendo da potência contratada. No caso do modo 3, com uma wallbox este valor poderá passar para metade, ou seja, 6 horas. No caso do modo 4, carregamento rápido pode carregar até 80% da bateria em 1 hora.