PARTILHAR

Apagão, o que fazer

2025-04-29
Residencial | Empresarial | Eletricidade

Em situações de falha de energia, a melhor resposta passa por manter a serenidade e estar preparado. Pequenas ações podem ter grande impacto, como conhecer o quadro elétrico da casa, proteger os equipamentos, garantir luz e meios de comunicação alternativos, reduzir consumos e acompanhar informações de fontes oficiais.

Preparar-se não significa alarmar-se, mas sim cuidar de si e dos que o rodeiam com responsabilidade. Nestes momentos, a informação e o bom senso fazem toda a diferença.

 

Dicas para quando falha a energia elétrica

Quando ocorre uma falta de eletricidade, existem ações que devem ser realizadas para proteger a nossa casa e os equipamentos, que podem ficar danificados devido à interrupção repentina de energia. Claro que deve ser verificado se a origem do problema está na nossa instalação ou se é um problema geral e sempre que possível confirmar junto do operador de rede de distribuição (a E-Redes na maioria do território de Portugal Continental) a origem e duração do problema.

Há medidas concretas que podem, e devem, ser consideradas para reforçar a nossa segurança, o conforto e a autonomia em situações de falha energética.

  • Desligue o disjuntor principal do quadro geral. Caso não queira desligar este disjuntor, pode desligar os disjuntores parciais dos equipamento, como, por exemplo, da cozinha, sala e internet, de forma a assegurar que, quando a eletricidade voltar, os mesmos não sejam afetados por eventuais tensões altas na rede. Este procedimento também deve ser adotado nas situações em que existam painéis fotovoltaicos instalados (autoconsumo).

 

  • É também importante garantir que o quadro elétrico está bem identificado, com a legenda correta das zonas da casa e dos equipamentos que cada disjuntor controla. Isso facilita uma atuação rápida e segura em caso de falha ou restabelecimento de energia.

 

  • Sempre que possível, opte por instalar tomadas com interruptor. Estas tomadas permitem cortar a passagem de corrente elétrica, reduzindo o consumo em modo stand-by e protegendo os equipamentos em caso de falhas de energia. São acessíveis, fáceis de usar e muito úteis em situações como apagões.

 

  • Se tiver máquinas em funcionamento no momento do apagão, como máquinas de lavar loiça ou roupa, é importante desligá-las. Caso não tenham concluído o ciclo, devem ser religadas apenas depois da eletricidade ser restabelecida, para evitar danos ou falhas no seu funcionamento.

 

  • Sempre que possível, considere a instalação de unidades de apoio como baterias de armazenamento para painéis fotovoltaicos ou as Uninterruptible Power Supply (UPS) ou Fontes de Alimentação Ininterrupta, pois fornecem energia de emergência, através de uma bateria, quando a rede elétrica falha ou tem variações de tensão. Com cerca de 200 euros é possível adquirir um equipamento deste tipo.

 

  • Relativamente à utilização do frigorífico ou congelador, de forma a conservar os alimentos durante o maior tempo possível, deve evitar abrir a porta de forma a garantir a temperatura no seu interior.

 

Outras dicas e medidas

  • Reduza ao máximo o consumo de água durante um apagão, especialmente em zonas e edifícios que dependem de bombas elétricas. Nestes casos, a falha de energia pode afetar o abastecimento e causar falta de água.

 

  • É aconselhável preparar as refeições mais cedo para tirar partido da luz do dia e não ser necessário ligar equipamentos auxiliares de apoio no período da noite, que podem ser usados para outros efeitos.

 

  • No caso de ter a sua viatura elétrica em carregamento, deverá desligá-la imediatamente e apenas retomar a carga após o restabelecimento da situação.

 

  • Tenha sempre uma powerbank carregada para poder alimentar pequenos equipamentos, como o telemóvel ou o rádio, e assim poder acompanhar as notícias e os alertas da Proteção Civil.

 

  • Mantenha lanternas e outros equipamentos de apoio com entrada USB, para que possam ser recarregados através de powerbanks ou baterias portáteis em caso de necessidade.