Os equipamentos de ar condicionado têm sido muito adquiridos nos últimos anos, sendo que as necessidades de arrefecimento podem representar até 2% do consumo elétrico familiar.
Como reduzir o seu consumo associado à utilização do ar condicionado?
Ao contrário do que acontece no caso dos aquecimentos, não é habitual no nosso país construir casas com instalações centralizadas de ar condicionado. Esta situação leva a que a maioria das instalações seja composta por elementos independentes. São, por isso, raras as instalações centralizadas ou coletivas, apesar de serem muito mais eficientes e de evitarem a necessidade de instalar aparelhos nas fachadas dos prédios/moradias.
Antes de adquirir um equipamento de AC, deverá aconselhar-se junto de um profissional qualificado em AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), de forma a que seja lhe seja fornecida informação sobre o tipo de equipamento e qual a e potência que melhor se adequa às suas necessidades. Adicionalmente, os materiais de construção utilizados, a orientação da casa e o seu desenho, têm também uma grande influência nas necessidades de climatização da casa.
AC em funcionamento
Um equipamento de ar condicionado em funcionamento representa um custo elevado. Esse custo está diretamente relacionado com o setpoint definido para a operação do equipamento.
Ajuste da temperatura
Ajuste a temperatura de funcionamento para uma mais adequada (18ºC Inverno e 25ªC Verão) esta é uma medida sem custos e que permite poupanças significativas.
Poupança
A alteração de 1ºC na temperatura de funcionamento corresponde a uma poupança de 7% no consumo de energia deste equipamento.