FATURA DE ENERGIA​

Compreender a fatura de energia ajuda-o a perceber os custos energéticos mensais e como poderá poupar.

De forma a avaliar o impacto dos custos de energia no orçamento familiar, foi elaborado pelo INE, em 2017 um inquérito às despesas das famílias, no qual se concluiu que, para as famílias darem resposta às necessidades energéticas de uma habitação, têm de gastar em média, 6,3% do seu orçamento anual.

Compreender a fatura de energia permite identificar custos, taxas, impostos aplicáveis e horas de maior consumo, possibilitando gerir consumos e identificar formas de poupança.

Fatura de eletricidade

A fatura de energia elétrica detalha o consumo existente num determinado período e o custo associado. Além dos dados de consumo, contém também diversas informações importantes que o podem ajudar a economizar energia.

Ao analisar a sua fatura, irá encontrar detalhes como a potência contratada, a quantidade máxima de energia que pode consumir num determinado momento, e o consumo real, a quantidade de energia que efetivamente consumiu. Além disso, a fatura apresenta o valor do kWh (quilowatt-hora), a unidade de medida da energia elétrica, e os impostos incidentes sobre o consumo. Analisar os dados da fatura permite-lhe avaliar hábitos de consumo e identificar medidas comportamentais e/ou aquisição de equipamentos mais eficientes. 

A fatura de eletricidade é emitida pela empresa comercializadora de energia elétrica, após o titular do contrato (pessoa singular ou coletiva) ter celebrado um contrato para o fornecimento de energia elétrica.

Este documento é emitido na periodicidade acordada entre o consumidor e o comercializador, geralmente mensal, e contém toda a informação referente aos consumos (reais e estimados), custos (nos diferentes horários do dia) para um determinado período de faturação e potência contratada, bem como outra informação relevante que o consumidor deve conhecer.

Em Baixa Tensão Nominal (BTN), a potência contratada é determinada pelo titular do contrato. Caso pretenda alterar a potência contratada, deverá entrar em contacto com o seu comercializador de energia elétrica. 

Esta mudança é simples e rápida 

Conheça com mais detalhe a informação que consta na sua fatura.

Valores a pagar nas diferentes componentes, eletricidade e taxas e impostos.

Os custos de outros serviços, opcionais, são também aqui apresentados.

Dados do titular do contrato, potência contratada e Código de Ponto de Entrega (CPE).

Estes dados são essenciais para a mudança de comercializador.

Valor dos consumos de energia nos três períodos: vazio, ponta e cheias.

Pode ler esta informação no contador de energia elétrica.

Consumo – Este valor pode ser real ou estimado, e depende da tarifa contratada.
Potência – Indica a potência contrada ao comercializador de energia elétrica.

Os custos associados, variam de acordo com quantidade, preço e IVA.

Taxa de Exploração Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) – Valor fixo pela utilização e exploração das instalações elétricas.

Imposto Especial de Consumo – (IEC) – Valor associado aos produtos petrolíferos e energéticos (ISP).
Contribuição Audiovisual (CAV) – Valor fixo para financiamento do serviço público de radiodifusão e de televisão.Os custos associados, variam de acordo com quantidade, preço e IVA.

Para mais informações, consulte as dúvidas – tarifários ou descarregue a brochura informativa

Fatura de gás natural

A fatura de gás natural detalha o consumo existente num determinado período e o custo associado. Assim como a fatura de eletricidade, contém informações importantes sobre o seu consumo, valores cobrados e serviços contratados.

Ao analisar a fatura poderá encontrar informações como o consumo total em metros cúbicos (m³) convertido através de um factor de conversão em quilowatt-hora (kWh), o valor do gás consumido, as tarifas aplicadas, os impostos e, em alguns casos, valores referentes a serviços adicionais, como manutenção do equipamento. É fundamental entender cada item da sua fatura para ter controlo sobre os seus gastos e identificar possíveis oportunidades de economia.

Ao contrário da energia elétrica, a potência contratada não se aplica, sendo nesta fonte de energia aplicável um escalão que está associado ao consumo. No entanto, o consumo de gás varia de acordo com a época do ano e com os hábitos de consumo da sua família. Por exemplo, nos meses mais frios, o consumo de gás tende a ser mais elevado devido ao uso de aquecimento podendo deste modo aumentar o escalão.

Tal como acontece na fatura de energia elétrica, a do gás é emitida na periodicidade acordada entre o consumidor e o comercializador, geralmente mensal, e contém toda a informação referente aos consumos (reais e estimados), e respetivos custos para um determinado período de faturação e escalão, bem como outra informação relevante que o consumidor deve conhecer.

O escalão de consumo é determinado pelo Operador de Rede de Distribuição (ORD) e tem em consideração o consumo anual efetuado, não podendo o titular do contrato alterar o mesmo.

Conheça com mais detalhe a informação que consta na sua fatura.

Fatura Gás Natural

Informação do escalão de consumo, do número fiscal do titular do contrato e do Código Universal de Instalação (CUI).

Estes dados são essenciais para a mudança de comercializador.

Informação sobre as leituras de consumo, que pode ser real ou estimado, e o fator de conversão a aplicar para se obter o consumo em “kWh".

Informação sobre termo fixo, consumo de gás, de acesso à rede, da Taxa de Ocupação do Solo (TOS)
sobre a utilização e aproveitamento do domínio público e privado municipal,
e do Imposto Especial de Consumo (IEC) associado aos produtos petrolíferos e energéticos (ISP).

Os valores a cobrar variam de acordo com quantidade, preço e IVA.