Simular eletricidade

Mudar de comercializador de energia

Um processo simples e rápido.

Mercado Livre

Mais informação para a sua mudança

O que é?

O mercado livre (ou liberalizado) de energia permite ao consumidor escolher o seu comercializador de eletricidade e/ou gás natural, optando pela solução mais adequada às suas necessidades.
No mercado livre, os preços da energia são determinados por cada comercializador e não pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Até quando tenho de mudar?

O período transitório de mudança para o mercado livre corre até ao final de 2020.
Durante esta fase, enquanto permanecer no mercado regulado, poderá manter o seu comercializador atual, com uma tarifa transitória fixada pela ERSE e sujeita a revisão trimestral.

Quanto custa?

O processo de mudança de comercializador não tem qualquer custo associado e pode ser feito a qualquer altura.
Apenas o tarifário será alterado, de acordo com o comercializador que escolher.
As alterações de contrato e outros procedimentos não terão nenhum custo associado.

Como Mudar

A mudança de comercializador em 6 passos

Caracterize o seu consumo de energia e indique o seu atual comercializador. O Poupa Energia efetua a simulação e apresenta, tendo em conta as condições atuais do mercado, qual o tarifário mais adequado para si.

Consulte a lista de tarifários apresentada no Poupa Energia, verifique a poupança que pode obter e formalize de imediato a sua intenção de aderir a um tarifário. O Poupa Energia enviará uma ficha pré-contratual para o seu novo comercializador.

O seu futuro comercializador entrará em contacto consigo num prazo de 48h (excetuando fins-de-semana e feriados) para formalizar o processo de mudança e solicitar o envio de alguma informação adicional.

O seu futuro comercializador, após confirmar toda a informação processual, formalizará o pedido de mudança no portal GPMC (Gestão do Processo de Mudança de Comercializador). Esta operação poderá demorar até 60 dias.

No decorrer do processo de mudança será necessário terminar o vínculo contratual com o seu atual comercializador. Para tal é necessário efetuar uma leitura, aferindo e validando o valor a ser faturado nesta fase de transição. O distribuidor de energia tem, neste processo, um papel fundamental, pois é da sua responsabilidade a realização dessa leitura.

O seu novo comercializador irá informá-lo do estado do processo e do momento em que a transição será concluída. Terá apenas de efetuar o pagamento da última fatura ao anterior comercializador, terminando assim o vínculo contratual entre ambos.

Simular e Mudar

Experimente os nossos simulador ou escolha o seu novo tarifário.

Simulador Simples

Não tem a sua fatura de energia?
Caracterize a sua habitação e nós fazemos o resto.

Ver Mais

Simulador Avançado

Tem as suas faturas de energia consigo?
Caracterize a sua habitação e os seus consumos e nós fazemos o resto.

Ver Mais

Tarifários

Sabe qual o tarifário que pretende?
Mude de comercializador sem
realizar simulação.

Ver Mais

Comercializadores

Lista de todos os comercializadores de eletricidade e gás natural licenciados pela DGEG
e que dispõem de tarifários para pequenos negócios